Olá,
Sou tutora presencial e estou cursando uma pós graduação em Metodologias para Educação a Distância.
Como desafio, foi proposto a criação de um blog e já na pesquisa para elaboração, percebi que essa atividade irá superar as minhas expectativas. Não estou encarando como uma simples atividade e sim como uma forma de troca de conhecimentos. Espero contribuir para reflexão sobre a Educação a Distância, metodologia que ainda gera um certo descrédito, mas que sem dúvida é a tendência da educação.
Lembro das revistas que traziam as propagandas dos cursos do "Instituto Universal Brasileiro", um dos precursores da educação a distância, sem citar as aulas do "Tele Curso 2000", que até hoje ainda são transmitidas na TV. Hoje com as novas tecnologias, temos mais facilidades para o acesso a informação, vários cursos são oferecidos em modalidades semipresenciais e totalmente a distância, que trazem uma nova forma para o aprender, onde na minha opinião, essas metodologias exigem uma dedicação maior do aluno, pois ele é totalmente responsável pelo seu estudo, é uma forma mais ativa, a figura do professor-aluno, muda e para que ele aprenda, precisa dedicar-se ao estudo, leitura, elaboração de trabalhos.
O desafio está em criar essa rotina mais independente de estudo, ainda estamos acostumados com a figura do aluno passivo, que não cabe no ensino a distância, se não houver empenho, dedicação o aprendizado não acontecerá.
Abraço!
Olá Clarinha!
ResponderExcluirVocê acredita que eu adorava assistir o telecurso às 6:00h da manhã...conseguia entender muito bem as aulas, era muito bom. Naquela época nem podia imaginar que o ensino EAD pudesse crescer tanto. Vamos agarrar esse novo desafio!
Bjs!
O aprendizado acontece de várias formas, o importante é o interesse e a disposição em aprender, o restante acontece naturalmente, seja com um professor em sala de aula, ou na TV, ou online, ou ainda outras formas que estão por vir. Abraço!
Excluir